quinta-feira, 27 de abril de 2017

O Queratocone: tratamento passo a passo...


A córnea, a estrutura anterior do olho, é uma barreira transparente convexa. Existe para manter a estrutura do olho intacta e orienta a penetração de luz no olho com destino à retina. Anatomicamente está dividida em 5 camadas diferentes: epitélio, membrana de Bowman, estroma, membrana de Descemet e endotélio.
Camadas da Córnea

O queratocone é uma doença querática ectásica não inflamatória, caracterizada por uma protusão cónica da córnea associada a diminuição da sua espessura na zona do cone. Distingue-se das outras ectasias da córnea, como a degenerescência marginal pelúcida ou queratoglobo, pela localização bastante típica do cone, coincidente com a zona de menor espessura da córnea. É tipicamente bilateral, mas pode revelar-se bastante assimétrica. O cone geralmente tem uma localização paracentral temporal.

Olho sem Queratocone VS Olho com Queratocone

O queratocone terá, provavelmente uma origem multifatorial. A protusão da córnea causa alta miopia e astigmatismo irregular, afetando a qualidade visual. Normalmente o queratocone aparece durante a segunda década de vida (puberdade), no entanto pode surgir mais cedo ou mais tarde, progredindo até à quarta década onde normalmente estabiliza.


O queratocone representa a primeira causa de ectasias congénitas, afetando um em cada 2000 indivíduos. Esta doença congénita, não inflamatória, habitualmente bilateral manifesta-se como uma instabilidade progressiva do estroma, levando á redução da rigidez corneana.
Com o aumento da procura da cirurgia refrativa LASER para corrigir miopia e astigmatismo, aumentou-se o grau de alerta para as doenças ectásicas da córnea, levando a que sejam detetadas numa fase bastante precoce, devido ao avanço tecnológico dos topógrafos/tomógrafos de córnea. Assim, é possível cada vez mais diagnosticar o queratocone em fases iniciais. Sendo o queratocone uma contra-indicação expressa para a realização da cirurgia LASER. 
Mapa de Curvatura sagital de um Queratocone
Existem várias classificações do queratocone, nomeadamente para estabelecer o seu estadio evolutivo. Podem ser classificados segundo morfologia e queratometrías (curvatura).
Topografia com evolução do Queratocone

O queratocone causa distorção ótica com aumento das aberrações de alta ordem, resultando da irregularidade da córnea. Os doentes com queratocone descrevem um aumento da visão com o porte de lentes de contacto especiais.
Vários tipos de Lentes Contacto para Queratocone

O tratamento do queratocone divide-se em dois ramos: 1) Não cirúrgico, onde estão incluídos os óculos e as lentes de contacto especiais;
Correcção com Óculos

Lente de Contacto Escleral

2) Cirúrgico, onde surge o cross-linking, os anéis intra-estromais e o transplante de córnea.
Cross-linking
Anéis Corneanos



Transplante de Córnea
Como primeira abordagem do tratamento devemos sempre iniciar pela correção de óculos (estadios iniciais da doença) e lentes de contacto, resolvendo-se o ganho de visão na grande maioria dos casos com estes dois métodos, tendo um papel fundamental as lentes de contacto especiais.
Existindo progressão comprovada da doença deve-se optar pela realização do cross-linking, procedimento cientificamente comprovado como sendo o único a parar ou diminuir a progressão da doença. Este procedimento não tem como objetivo o ganho de visão, e é compatível com o uso de lentes de contacto.

Havendo intolerância ao porte de lentes de contacto, pode-se optar pelas outras opções cirúrgicas, tais como os anéis e o transplante. Ambas as técnicas tentam regularizar a superfície da córnea para fornecer melhor visão aos doentes, não garantindo ganhos visuais como as lentes de contacto especiais. É possível após a realização destes procedimentos a necessidade de usar novamente lentes de contacto especiais.

Rodolfo Moura
(Ortoptista)

Luís Torrão
(Oftalmologista)


Referências 
Tomkins O, Garzozi HJ: Collagen cross-linking: Strengthening the unstable cornea. Clinical Ophthalmology (Auckland, NZ) 2008, 2(4):863-867.
Nogueira HS, José: Queratocone: Diagnóstico e Terapêutica. Revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia 2013, 37:11-19.
Romero-Jiménez M: Keratoconus: A review. Contact Lens & Anterior Eye 2010, 33:157-166.
Yaron S. Rabinowitz M: Keratoconus Major Review. Survey of Ophalmology 1998, 42(4).
                Hashemi H, Shaygan N, Asgari S, Rezvan F, Asgari S: ClearKone-Synergeyes or rigid gas-permeable contact lens in                                           keratoconic patients: a clinical decision. Eye & contact lens 2014, 40(2):95-98. 


Sem comentários:

Enviar um comentário