sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Colocação e Manuseamento de Lentes de Contacto Hidrófilas

Técnicas de aplicação de lentes de contacto Hidrófilas

Lavar corretamente as mãos com sabão de pH preferencialmente neutro, e enxaguar cuidadosamente com água para retirar qualquer resíduo de sabão que possa existir.



Retirar a lente de contacto do olho direito da embalagem (iniciar sempre pelo olho direito para evitar trocar as lentes). Enxaguar bem a lente de contacto com solução salina, massajando as suas superfícies, de forma a evitar complicações de alergia ao produto.


Colocar a lente de contacto na extremidade do dedo indicador da mão correspondente ao olho onde vai colocar a lente. O dedo deve estar seco para diminuir a tensão superficial e evitar que a lente fique presa ao dedo. Antes de colocar a lente deve certificar-se que são os bordos regulares da lente que vão contactar com a córnea. No caso de sem a lente de contacto não conseguir identificar os bordos regulares, coloque aleatoriamente e se sentir desconforto ocular, sensação de picadas e visão turva retire a lente e coloca pelo lado oposto. Esta situação raramente se aplica a lentes convencionais.


Olhar para o espelho: com o dedo médio da mão oposta à que contém a lente puxe a pálpebra superior para cima, e com o dedo médio da mão que contém a lente puxe a pálpebra inferior para baixo, de forma a evitar o pestanejo durante a sua colocação. De seguida coloque a lente de contacto sobre a córnea.


Depois de colocada libertar cuidadosamente as pálpebras. Verificar se a lente está centrada na córnea, fechar o olho e massajar suavemente a pálpebra superior.


Abrir o olho e verificar se não existe desconforto. Se existir colocar algumas gotas de adjuvante lacrimal. Se os sintomas persistirem retire a lente passe novamente por solução salina estéril e coloque-a de novo.

Proceder de igual forma para o olho esquerdo.

Para retirar a lente de contacto deve proceder à lavagem das mãos e segurar as pálpebras da mesma forma descrita para a colocação, começando igualmente pelo olho direito.

Olhe para cima e com o indicador da mão que está a puxar a pálpebra inferior faça deslizar a lente de contacto para baixo. Com ponta do indicador e do polegar retire a lente pinçando-a.


Massajar a lente de contacto entre o dedo indicador e o polegar com solução salina estéril e posteriormente com o produto de limpeza;

Colocar as lentes nos compartimentos do estojo, com indicação respetiva para o olho direito e olho esquerdo, onde se procederá à sua limpeza, desinfecção, neutralização e acondicionamento das mesmas. Os procedimentos devem ser sempre ajustados ao tipo de produtos utilizados.


Após as próximas colocações de lentes de contacto, deite sempre a solução contida no estojo fora e proceda à sua lavagem com solução salina estéril. Deixe secar naturalmente.

NUNCA USAR ÁGUA NAS LENTES DE CONTACTO E NO ESTOJO.

Usar sempre as soluções de manutenção aconselhadas pelo seu profissional da visão. É importante usar uma solução única no uso diário, complementada por um peróxido de hidrogénio duas vezes por semana. Este conjunto de produtos evita complicações sérias relacionadas com o porte das lentes de contacto.
A solução salina pode ser usada para enxaguar as lentes, nunca para armazenar durante a noite, não tem propriedades próprias de limpeza. Se não tiver qualquer desconforto com a solução única pode dispensar o uso da solução salina.

Vídeos demonstrativos do processo:
https://www.myalcon.com/professional/resources/patient-education/contacts-insertion-removal-training

https://coopervision.com/new-wearer

https://www.acuvue.com/contact-lens-care/how-to-put-in-and-take-out-contacts

Cuidados especiais
  • Não manusear as lentes nem o estojo com água;
  • Sempre que comprar líquidos novos, utilize o estojo novo, coloque no lixo o antigo;
  • Ter o especial cuidado com as unhas no manuseamento das lentes junto da córnea, pode ferir e provocar complicações;
  • Não dormir com as lentes de contacto;
  • Se surgir olho vermelho, deve retirar a lente desinfectar e passar umas horas sem ela, se o olho vermelho persistir deve recorrer ao seu Oftalmologista;
  • Não ultrapassar o porte diário de 12h.


Rodolfo Moura
(Ortoptista)

Sem comentários:

Enviar um comentário